segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Um coração que move o coração de Deus!


É interessante o critério que Deus usa para valorizar as coisas. Normalmente, quando algo é quebrado, seu valor diminui ou desaparece completamente. Geralmente, quando um vaso, uma louça ou um espelho estão quebrados, nós o jogamos fora. Entretanto, não é assim no mundo espiritual: Deus dá um grande valor às coisas quebradas.

Nada move mais o coração de Deus do que um coração quebrantado. E é preciso que entendamos os significados de “quebrantado e quebrantamento”: é estar totalmente quebrado diante do Senhor; é a atitude de prostração diante do Senhor; é a prostração diante da onipotente presença de Deus.

Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito humilde. (Salmos 34:18).

O amor de Deus é incondicional. Não há mérito em nenhum de nós e, mesmo assim, Deus escolhe nos amar. Porém suas promessas e bênçãos são todas condicionais. São as nossas escolhas e atitudes como salvos em Cristo Jesus, que nos levam a elas.

O que tem o coração quebrantado tem prontidão para arrependimento. Está sempre pronto a confessar suas faltas, custe o que custar. A pessoa quebrantada tem facilidade em se arrepender e buscar o perdão porque o seu coração foi amolecido pela unção do Espírito Santo.

A Bíblia nos ensina que devemos nos arrepender e buscarmos o perdão para os nossos pecados. Alguns insistem em varrer tudo para “debaixo do tapete”, outros dizem que o tempo cura tudo. Isso não acontece! O tempo não cura as feridas da alma, ao contrário, ele as tornam ainda maiores, mais profundas e difíceis de serem cicatrizadas. Dar um tempo é uma desculpa para a qual não encontramos suporte na Bíblia. Tempo não resolve nada.

Que a palavra de Deus, como um martelo, possa quebrar os nossos corações e molda-nos para que a imagem de Jesus seja restaurada em plenitude em nossas vidas. Que o Espírito Santo de Deus possa amolecer os nossos corações, para que não sejamos meros religiosos, mas filhos que carregam a natureza do Pai, e caráter de seu filho Jesus Cristo, aqui neste mundo.