quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

A quem entregar o meu melhor?


O livro de Malaquias é bastante conhecido como o livro que fala sobre os dízimos e as ofertas. O Senhor dá uma linda promessa para aqueles que forem fiéis no que diz respeito a devolver ao Pai as primícias; aquilo que d'Ele mesmo recebemos para mantimento de nossa vida (Ml 3.10). Mas se lermos o livro desde o seu início, perceberemos que Deus usa o profeta Malaquias para exortar os sacerdotes no que se refere às ofertas entregues ao altar por eles.

Com certeza, estava acontecendo alguns “probleminhas” naquele tempo. No capítulo 1, a partir do verso 6, Deus dá uma dura palavra aos sacerdotes, pois os mesmos estavam oferecendo a Deus as sobras no lugar das primícias.

Desde o livro de Gênesis, o Senhor pede que lhe entreguemos como oferta as primícias, o melhor do gado, o melhor da terra! A oferta de Abel, por exemplo, foi aceita pelo Senhor porque ele entregou a preeminência, o melhor para Deus. Caim, por sua vez, deu também uma oferta, mas não era a melhor (Ge 4.1-6), e isso não agradou ao coração do Pai.

Os sacerdotes do tempo de Malaquias haviam se “esquecido” disso, e estavam oferecendo pão embolorado e animais cegos e coxos como oferta ao altar do Senhor (v.13). Para eles, não importava a oferta; importava o ato de entregá-la.

Às vezes, nos pegamos em situação semelhante. Entregamos a Deus qualquer tipo de oferta e achamos que estamos fazendo um “favor” a Ele. Talvez você possa dizer: 'Mas Deus conhece o meu coração!'. É verdade! Mas não podemos usar da onisciência do Senhor para justificar nossos erros. Será que realmente estamos fazendo um 'favor' para aquele que tem todo o poder de criar e de fazer qualquer coisa? Será que o que importa realmente é mostrar que estamos fazendo, não importando como?

Ao lado direito deste blog, coloquei novamente uma linda canção do Regis Danese - "Tuas Primícias". Eu, particularmente, fico encantada com a beleza e pureza da música. Clique no vídeo ao lado e ouça a canção!

Que como sacerdotes do Senhor, possamos dar o nosso melhor a Ele! Que realmente o Senhor possa estar no centro do nosso coração. Que possamos lembrar qual oferta temos oferecido ao Senhor Jesus e, verdadeiramente, voltar ao primeiro amor!